Perfil da comunidade de entorno

A comunidade do bairro de Dom Avelar é composta basicamente, por imigrantes do interior do estado e de outros estados da região nordestina.
No bairro encontramos uma Igreja Católica, três Templos Evangélicos e alguns Terreiros de Candomblé, o que caracteriza uma comunidade bastante ecumênica.

A população, em sua maioria, é constituída por vendedores ambulantes, empregadas domésticas e pedreiros, cuja renda mensal não ultrapassa 01 salário mínimo.

A faixa etária predominante no bairro é de adolescentes, com baixo nível de escolaridade e significativa ocorrência de gravidez nessa fase da vida.

Na comunidade encontramos 05 Associações de Moradores e um Conselho de Segurança, porem a atuação dessas organizações é alvo de críticas por parte dos moradores, que queixam-se da inoperância  das mesmas quanto à solução de problemas que afetam o bairro desde seu surgimento até  os dias atuais, como por exemplo: falta de segurança, saneamento básico e pavimentação em várias ruas, ampliação do Posto de Saúde, criação de área de lazer, melhoria do serviço de transporte, etc.