Projeto de Intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR




REGISTRO DO ANDAMENTO DA INTERVENÇÃO


 DADOS

1-      ORIENTANDO(A): Carolina Marcela de Lemos Fortunato

2-      ORIENTADOR(A): Olenêva Sanches Sousa

3-      TEMA: Cultura e Paz

4-      ESCOLA: Municipal Dona Isabel Brandão Vilela

5-      PERÍODO: 4 meses


AÇÕES PREVISTAS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Construir um comitê de promoção da paz na escola.

Visitar instituições que trabalhem com o temas ligados à paz.

Promover uma palestra com o conselho tutelar na reunião de pais e mestres.

Promover debate sobre programas de TV e filmes que estimulam a violência.


DETALHAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS ATÉ O MOMENTO

Palestra na reunião de pais – no último dia 18 foi realizada uma reunião, onde a equipe gestora, a partir do vídeo (Rosas), discutiu com a comunidade sobre a violência na escola e fora dela. Foi citado um fato ocorrido na porta da escola, em que uma mãe agrediu verbalmente a diretora por um atraso no retorno de uma atividade extraclasse. Falamos sobre o papel da escola e do Conselho Escolar, e que a família é de fundamental importância para a valorização desta. Foi aberta uma roda de conversa onde alguns pais se colocaram. Os pais preencheram um formulário para que expusessem as suas insatisfações e sugestões.   
Debate sobre programas de TV e filmes que estimulam a violência – os professores, em sala de aula, mostravam trechos de programas sensacionalistas, como “Se Liga Bocão” e “Na Mira” e compararam com programas jornalísticos da TVE, discutindo então da informação que trazem e o que podemos aproveitar de cada um deles, foram produzidos cartazes e criado um júri simulado com os alunos do 4º e 5º ano, para os menores trouxemos desenhos animados (pica-pau) e jogos de vídeo game, sempre fazendo comparação com os educativos; Outra ação, desta vez coletiva, foi a inserção de alguns filmes que tratavam sobre a violência, no nosso Projeto “Cineminha no Intervalo” que, a cada última semana do mês é colocado em um telão para toda a escola um filme escolhido pelos alunos, cada dia é colocado um trecho do filme, iniciando na segunda e se encerrando na quinta. Com isso diminuímos a evasão e discutimos os temas trazidos nos filmes. Os filmes colocados desde o Projeto de Intervenção foram: A hora da virada; Karate Kid 2; Spirit e Como cães e gatos. Os alunos assistem juntos e discutem fazendo intercambio entre as turmas. Percebemos uma melhora, ainda que discreta, no relacionamento entre os alunos. 


DIFICULDADES ENCONTRADAS

Encontramos algumas dificuldades para a realização destas duas ações, a primeira foi a pouca freqüência dos pais nas reuniões, tendo sempre que colocar nos convites das reuniões, questões como Bolsa Família e matrícula para atraí-los. Já para fazer o trabalho direto com os alunos foi ainda mais complicado, pois eles ficavam muito inquietos ao estar muito próximo dos colegas, alem da falta de concentração e paciência para esperar o próximo dia para ver a continuação do filme, no início foram vários empurrões e queixas. Tivemos uma maior tranquilidade a partir do terceiro mês.


MUDANÇAS PLANEJADAS/ RELIZADAS

As mudanças que fizemos foram na palestra que não conseguimos trazer um representante do Conselho Tutelar nem de outro órgão semelhante, então reprogramamos esse momento para o início do próximo ano, assim nós mesmas ministramos a palestra.
Estamos estimulando a todos, mas ainda não conseguimos consolidar o Comitê de promoção da Paz na escola.


REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO

O nosso Projeto de Intervenção está caminhado de maneira muito discreta, estamos na gestão da escola há apenas cinco meses, encontrando vários problemas administrativos relacionado a funcionários e ao financeiro também, o que requer bastante tempo e desgaste. Mas estamos recebendo um grande apoio das professoras que relatam nas ACs os avanços das crianças neste período. Eles já brincam juntos no recreio, o que antes não existia, estão mais solidários e os pais estão valorizando um pouco mais os trabalhos.



CONSELHO ESCOLAR


PLANO DE AÇÃO
(Revitalização do Conselho)
Nome da escola
 Escola Municipal Dona Isabel Brandão Vilela
Componentes do grupo
 Carolina Marcela de Lemos Fortunato
Justificativa (texto breve)
Vivemos hoje um momento extremamente relevante na educação brasileira, caracterizado pela democratização do conhecimento. Assim, o fortalecimento da participação de cada um nesse processo é de fundamental importância.
Ações a serem desenvolvidas e cronograma
Ações a serem desenvolvidas
Período
 Elaborar e divulgar o cronograma de reuniões ordinárias.
Fevereiro 
Estudo e discussão dos referenciais (L.D.B., ECA, PCNs, Lei 11.645/08, orientações normativas estaduais e/ou municipais), da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar.
Março a dezembro
Assessorar a direção da escola nas questões administrativas e pedagógicas.
Março a dezembro
Deliberar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros da Unidade Escolar.
Março a dezembro
Enviar relatório para a Secult enfatizando a necessidade da reforma na escola.
  Maio
Realizar eventos sócio-culturais com a comunidade.
 Março a dezembro
Assegurar momentos para discussão e socialização das decisões a serem tomadas pela Unidade Escolar.
 Março a dezembro
Discutir alternativas de intervenções a serem adotadas em prol do desempenho dos alunos.
 Março a dezembro
Construir e assessorar o Comitê de Promoção da Paz na Escola.
 Março a dezembro
Divulgar e acompanhar os Projetos Pedagógicos da Escola.
Março a dezembro