UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR |
REGISTRO DO ANDAMENTO DA INTERVENÇÃO
DADOS
1- ORIENTANDO(A): Carolina Marcela de Lemos Fortunato
2- ORIENTADOR(A): Olenêva Sanches Sousa
3- TEMA: Cultura e Paz
4- ESCOLA: Municipal Dona Isabel Brandão Vilela
5- PERÍODO: 4 meses
AÇÕES PREVISTAS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
Construir um comitê de promoção da paz na escola.
Visitar instituições que trabalhem com o temas ligados à paz.
Promover uma palestra com o conselho tutelar na reunião de pais e mestres.
Promover debate sobre programas de TV e filmes que estimulam a violência.
DETALHAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS ATÉ O MOMENTO
Palestra na reunião de pais – no último dia 18 foi realizada uma reunião, onde a equipe gestora, a partir do vídeo (Rosas), discutiu com a comunidade sobre a violência na escola e fora dela. Foi citado um fato ocorrido na porta da escola, em que uma mãe agrediu verbalmente a diretora por um atraso no retorno de uma atividade extraclasse. Falamos sobre o papel da escola e do Conselho Escolar, e que a família é de fundamental importância para a valorização desta. Foi aberta uma roda de conversa onde alguns pais se colocaram. Os pais preencheram um formulário para que expusessem as suas insatisfações e sugestões.
Debate sobre programas de TV e filmes que estimulam a violência – os professores, em sala de aula, mostravam trechos de programas sensacionalistas, como “Se Liga Bocão” e “Na Mira” e compararam com programas jornalísticos da TVE, discutindo então da informação que trazem e o que podemos aproveitar de cada um deles, foram produzidos cartazes e criado um júri simulado com os alunos do 4º e 5º ano, para os menores trouxemos desenhos animados (pica-pau) e jogos de vídeo game, sempre fazendo comparação com os educativos; Outra ação, desta vez coletiva, foi a inserção de alguns filmes que tratavam sobre a violência, no nosso Projeto “Cineminha no Intervalo” que, a cada última semana do mês é colocado em um telão para toda a escola um filme escolhido pelos alunos, cada dia é colocado um trecho do filme, iniciando na segunda e se encerrando na quinta. Com isso diminuímos a evasão e discutimos os temas trazidos nos filmes. Os filmes colocados desde o Projeto de Intervenção foram: A hora da virada; Karate Kid 2; Spirit e Como cães e gatos. Os alunos assistem juntos e discutem fazendo intercambio entre as turmas. Percebemos uma melhora, ainda que discreta, no relacionamento entre os alunos.
DIFICULDADES ENCONTRADAS
Encontramos algumas dificuldades para a realização destas duas ações, a primeira foi a pouca freqüência dos pais nas reuniões, tendo sempre que colocar nos convites das reuniões, questões como Bolsa Família e matrícula para atraí-los. Já para fazer o trabalho direto com os alunos foi ainda mais complicado, pois eles ficavam muito inquietos ao estar muito próximo dos colegas, alem da falta de concentração e paciência para esperar o próximo dia para ver a continuação do filme, no início foram vários empurrões e queixas. Tivemos uma maior tranquilidade a partir do terceiro mês.
MUDANÇAS PLANEJADAS/ RELIZADAS
As mudanças que fizemos foram na palestra que não conseguimos trazer um representante do Conselho Tutelar nem de outro órgão semelhante, então reprogramamos esse momento para o início do próximo ano, assim nós mesmas ministramos a palestra.
Estamos estimulando a todos, mas ainda não conseguimos consolidar o Comitê de promoção da Paz na escola.
REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO
O nosso Projeto de Intervenção está caminhado de maneira muito discreta, estamos na gestão da escola há apenas cinco meses, encontrando vários problemas administrativos relacionado a funcionários e ao financeiro também, o que requer bastante tempo e desgaste. Mas estamos recebendo um grande apoio das professoras que relatam nas ACs os avanços das crianças neste período. Eles já brincam juntos no recreio, o que antes não existia, estão mais solidários e os pais estão valorizando um pouco mais os trabalhos.
CONSELHO ESCOLAR
PLANO DE AÇÃO (Revitalização do Conselho) | ||
Nome da escola | Escola Municipal Dona Isabel Brandão Vilela | |
Componentes do grupo | Carolina Marcela de Lemos Fortunato | |
Justificativa (texto breve) | Vivemos hoje um momento extremamente relevante na educação brasileira, caracterizado pela democratização do conhecimento. Assim, o fortalecimento da participação de cada um nesse processo é de fundamental importância. | |
Ações a serem desenvolvidas e cronograma | ||
Ações a serem desenvolvidas | Período | |
Elaborar e divulgar o cronograma de reuniões ordinárias. | Fevereiro | |
Estudo e discussão dos referenciais (L.D.B., ECA, PCNs, Lei 11.645/08, orientações normativas estaduais e/ou municipais), da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar. | Março a dezembro | |
Assessorar a direção da escola nas questões administrativas e pedagógicas. | Março a dezembro | |
Deliberar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros da Unidade Escolar. | Março a dezembro | |
Enviar relatório para a Secult enfatizando a necessidade da reforma na escola. | Maio | |
Realizar eventos sócio-culturais com a comunidade. | Março a dezembro | |
Assegurar momentos para discussão e socialização das decisões a serem tomadas pela Unidade Escolar. | Março a dezembro | |
Discutir alternativas de intervenções a serem adotadas em prol do desempenho dos alunos. | Março a dezembro | |
Construir e assessorar o Comitê de Promoção da Paz na Escola. | Março a dezembro | |
Divulgar e acompanhar os Projetos Pedagógicos da Escola. | Março a dezembro | |